Coluna Clio

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
Clio é a musa da História na Mitologia grega.

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia
Copiem e colem em seus perfis

segunda-feira, 17 de julho de 2017

BIG HEAD: O VERDADEIRO "MÁSKARA"

https://www.facebook.com/colunaclio/photos/a.100264896991580.1073741828.100263240325079/507095452975187/?type=3&theater
BIG HEAD: O VERDADEIRO "MÁSKARA"

INTRODUÇÃO:




Bom, para começo, este nome "Máskara" foi uma forma abrasileirada de não traduzir "The Mask", que ficaria exatamente "a máscara", e ficaria estranho um cara chamado "A Máscara" no nosso país; por isso, é um erro proposital que deu originalidade ao personagem, diferente de "Coringa", que significa "pessoa feia", "vela triangular de barco", o "Coringa", de "Joker", que deveria ser "Curinga", pela sua popularidade muito grande fez e faz ainda o próprio Google errar em seu tradutor, mas este não é um erro proposital como acontece com o personagem "O Máskara", "Coringa", referindo-se a "Curinga" é um erro de analfabetismo mesmo, puro e simples, como por exemplo em algumas revistas em quadrinhos que trazem a expressão "cumequié", falado pelo Spider-Man, pelo Dare Devil e vários outros. "Cumequié" é um erro mais grave ainda do que coringa dito como Curinga"Máskara", um enorme erro ortográfico. 

Pois bem, não estamos aqui para falar de erros ortográficos, mas de uma grande transformação de um digamos "vilão" em herói, ou no termo mais usual atualmente, o "anti-herói". O Máskara passou de macabro a um bonzinho zombeteiro que anda caminha entre o crime e boa ação de herói.


Que tal, então, conhecermos o verdadeiro ser por trás da verde máscara?

1: TRADUÇÃO DE BIG HEAD PARA O PORTUGUÊS:


Traduzindo o termo Big Head para o Português-Brasil pelo Google tradutor temos que a expressão vinda ao pé da letra é "Grande Cabeça", logo, ficaria numa tradução ainda literal "Cabeça Grande" ou simplesmente "Cabeção". 

Mudar para "Mask" foi uma forma inteligente de deixar o personagem mais popular, menos agressivo e na tradução por "O Máskara" foi outra grande jogada comercial atraente e original no Brasil.

2: A MÁSCARA :



Origem: 

A máscara é uma máscara vudu da África, era mais humana, com nariz e boca feita com pedaços de jade.

Benefícios: 

1-Superpoderes de criar e transformar tudo em arma ou outros objetos;  

2-Regeneração acelerada;

3-Anestesiar a dor.

Efeitos colaterais: 

1-O usuário da máscara fica extremamente violento;

2_ Insanidade.

Remodulação: 


1: A máscara passou a ser uma máscara de origem celta, do deus Loki, deus celta da loucura e do fogo; foi uma das mudanças do HQ para o filme que ficou no novo desenho animado e no novo filme "O filho do Máskara" e no filme "um maluco sem a máscara" ou "um debiloide sem a máscara", (no original: "Rubber Face", ao pé da letra: Borracha Face ou "Cara de borracha")

2: A máscara passa a ser de madeira, com poucos detalhes, buracos na boca e nos olhos e uma peça de metal no lugar do nariz.

3: CROSSOVERS: 


O termo crossover, significação:

O termo Crossover, grosso modo significa misturar, no caso de quadrinhos seria misturar personagens de HQs diferentes que a princípio não tem nenhuma relação entre si.

Crossovers mais populares: 

Há vários crossovers com o personagem Big Head, os mais famosos são com os personagens "Lobo" e "Joker", o Curinga do Batman, que erroneamente é traduzido como "Coringa".

4: O EFEITO JIM CARREY:



Agora, a pergunta que não quer calar: por que Big Head mudou para "O Máskara", deixando de ser vilão para ser um anti-herói engraçadíssimo, tão engraçado que foi feita uma versão de desenho e ainda outros filmes baseado no filme "The Mask"?

Como o cara escolhido para o papel era muito talentoso, sobretudo na comédia, seria um desperdício usá-lo num personagem tão sombrio, então, para o Jim Carrey. 

Então, o Big Head foi recriado para que o ator pudesse fazê-lo com a perfeição que foi no cinema, e foi um grande sucesso que ainda hoje tem fãs. 

5: O MÁSKARA NO CARNAVAL BRASILEIRO, ENTRE OS VILÕES:



O Carnavalesco da "Portela", desfilou na "Belford Roxo" vestido de Máskara ao mesmo tempo em que fez seu amigo Moisés Carvalho , da ala azul e branco da "Madureira", empunhando um cartaz com a frase "Moisés é o cara", o convite foi feito por Wagner Gonçalvez da "Inocentes", que fez na avenida um desfile de vilões, dentre os quais estava o personagem do filme "V de Vingança", também adotado, após o sucesso do filme, pelo grupo hacker "anonymous", que antes não tinha rosto algum com o qual se identificar, aí a máscara serviu perfeitamente para eles.

Novamente, quando visto como vilão, o Máskara acabou sendo herói num crossover carnavalesco da vida real.


6: COMO FOI FEITA A MAQUIAGEM DE JIM CARREY?

E agora, para fechar o artigo com chave de ouro, será respondia a pergunta que acredito que muita gente tenha em mente: "como aquela máscara foi feita?".

Pois bem. foi assim: 

Como foi feita a maquiagem de Jim Carrey para “O Máskara”?
Como foi feita a maquiagem de Jim Carrey para “O Máskara”?
Como foi feita a maquiagem de Jim Carrey para “O Máskara”?
Como foi feita a maquiagem de Jim Carrey para “O Máskara”?

Os dentes da máscara: Os dentes da máscara foram postos no manequim de experimento, mas o ator Jim Carrey os acho engraçados e resolveu interpretar com ele, uma coisa que não estava nos planos e ele teve que ensaiar mais tempo todas as falas com os dentes, que acabaram ficando característicos do personagem.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O Máskara não foi o único nem foi o último personagem a ser modificado nos cinemas, geralmente é uma coisa que irrita muito os fãs, talvez irrite um pouco os fãs saber que o anti-herói é de fato um vilão que foi remodelado, mas para aqueles que gostam de ver a etimologia, saber a origem das coisas como foram de fato, acredito que este artigo os aguçará bastante a vontade de pesquisa.

E para aqueles que não conheciam ainda o personagem de forma alguma, acredito que fique a curiosidade em ver as duas formas, e será bastante válida a forma a que Jim Carrey deu vida; é um ator brilhante, uma estrela ascendente nas telonas de Hollywood. 

Ateu Poeta
18/07/2017


Fontes:

http://freingz.com.br/2016/09/09/maskara-alemdastelas/

https://filmow.com/listas/jim-carrey-l46130/

http://sambarazzo.com.br/site/tag/inocentes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crossover_(fic%C3%A7%C3%A3o)

http://sambarazzo.com.br/site/tag/porto-da-pedra


http://sambarazzo.com.br/site/e-ai-noticias/o-maskara-paulo-barros-vai-desfilar-fantasiado-do-personagem
ANEXOS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário