Coluna Clio

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
Clio é a musa da História na Mitologia grega.

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia

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Copiem e colem em seus perfis

terça-feira, 19 de agosto de 2014

7 PONTOS DE ILUSÕES E FALHAS CEREBRAIS

7 PONTOS DE ILUSÕES E FALHAS CEREBRAIS

Embora gostemos de mágica, a maioria esmagadora prefere acreditar no truque a saber como funciona todo o mecanismo que move o espetáculo da ilusão.

O principal segredo dos mágicos é nunca revelar os segredos, mas o problema não é esse. O problema mesmo é usar isso para tomar o dinheiro das pessoas e se por no poder, como acontece desde os primórdios das civilizações que até hoje se matam por seres e coisas que existem apenas em seus delírios causados por efeito de ilusões coletivas; também chamado de hipnose coletiva.

Hoje mostraremos 7 pontos de ilusões e falhas cerebrais apresentados pelo "Discovery Channel" nas séries: "Mistérios" e "Controladores da mente".

1 SÍNDROME DA MÃO ESTRANHA:

O corpo caloso cortado num hemisfério do cérebro causa a síndrome da mão estranha, que consiste na divisão do cérebro em duas personalidades.

A causa pode ser, por exemplo, um derrame neural ou um corte cirúrgico para estudos neurológicos que criam fissuras, interrompendo a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

Se isso for verdade, então, o caso de Chico Xavier deve ser justamente esse; a não ser que ele fosse um simples farsante, uma vez que não existem espíritos.

Existem 65 casos registrados no mundo da síndrome da mão estranha. Roger Sperry ganhou prêmio Nobel por seus estudos sobre essa síndrome.



2 EFEITO IDEO-MOTOR:

Movimentos inconscientes, como acontece no famoso jogo do copo do filme "O exorcista" que mesmo pessoas que não são espíritas chegam a acreditar.

Esse efeito faz você acreditar em objetos inanimados emanando algum poder, como: pé de coelho, trevo de 4 folhas, ferradura atrás da porta, estátua de Santo Antônio de cabeça para baixo, sal grosso, água-benta, a própria benção ou maldição.

A fé em objetos inanimados emanando poder cria o efeito placebo e a ilusão de que a mente teria algum poder sobre a matéria, como no livro "Carrie".

3 EFEITO VODU:


Quando uma pessoa é muito sugestionável, com uma fé muito grande, você pode fazê-la sentir dores imaginárias fazendo-a concentrar-se num boneco qualquer como se fosse ela e cutucando o tal boneco dizendo que é um boneco de vodu.

Também pode enganá-la com um falso controle fingindo instalar em suas costas um aparelho de choque.

4 EFEITO CELEBRIDADE:



Se você fingir ser maquiador ou cabeleireiro de celebridades você pode fazer mulheres acreditarem que você corta bem e maquia melhor ainda mesmo que você nem saiba segurar uma tesoura e muito menos usar um kit de maquiagem. 

5 EFEITO UNIFORME:


Quando você usa uniforme de autoridade as pessoas passam a obedecê-lo porque entendem você como tal.

6 EFEITO DESVIO DE ATENÇÃO:


Usando roupa igual a uma segunda pessoa você pode trocar de lugar com ela sem ser notado por uma terceira pessoa e assumir a identidade daquela que se vestiu igual em um pequeno momento de distração.

Isso acontece porque o cérebro se concentra no ambiente envolta, o que faz com que não registre com eficiência o que os olhos vêem.

Você poderá ser enganado desse modo mesmo com pessoas usando roupas diferentes.

7 FALHA CEREBRAL DE 3 SEGUNDOS:


Todo cérebro humano leva um tempo de 3 segundos para perceber uma ação e respondê-la. 

Com isso, por exemplo, você perderá em pegar um objeto antes da mão que se move primeiro, mesmo que a mão do outro esteja com o dobro da distância.

Muita gente perde dinheiro com isso quando aumenta sempre a aposta.

Lembre-se: não é uma questão de ser mais rápido, mas uma falha do cérebro humano. 

Ateu Poeta
19/08/2014

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