Coluna Clio

Extensão do Jornal Delfos-CE: http://jornaldelfos.blogspot.com.br/
Clio é a musa da História na Mitologia grega.

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia

Temer na Cadeia Aécio na Cadeia
Copiem e colem em seus perfis

segunda-feira, 17 de março de 2014

DE BABÁ A BABÁ


DE BABÁ A BABÁ

Mais uma curiosidade histórica de etimologia pra vocês.

Babá é uma palavra árabe que passou para o Latim como Bába, mudando-se a fonia tônica para o segundo "a" e depois para o Italiano, mas também  ainda como Bába.

Passou para países da África com a sílaba tônica correta mas com o sentido de mãe e depois para o Brasil também com o sentido quem cuida de crianças..

A palavra original é Babá mesmo, com a sílaba tônica no final, mas o significado real é PAI e não mãe.

Na novela da Globo apareceu a expressão "hare Bába" e "hare Banquandí", dito o "h" com o sentido de "r". Daí temos que o sentido de hare seja o mesmo do ave romano, que por sua vez é derivado do salve celta que significa olá. Lembrar da expressão "Hare, Krishna"

Logo, "hara, Bába" deve significar ao pé da letra "olá pai", tipo como "ave, Maria" significa "olá, Maria" no mesmo sentido religioso da expressão "ai, meu Deus", "virgem, maria" que virou o famoso "vixe" e depois "iche", e depois só o "xiii" e depois só p xiado e outras variações.

O “hare” virou para no Japão, Estados Unidos e na Alemanha nazista a expressão "Rai" ou "hi' ou "hay", daí o tal "hay, Hitler", que significa nada mais que "Olá, Hitler", ou o "Führer" (pronunciado "Firer", usado pelo personagem da Shield da Disney-Marvel. Por sua vez Shield significa Escudo).

Embora não seja dado como esse o significado de Führer ( do alemão, líder, chefe, ou condutor) eu suspeito que é uma palavra advinda de faraó, até porque os reis querem ser imperadores e os imperadores faraós, assim como o homem comum quer ser rei e o faraó queria ser um deus; Osíris e Hórus, filho e neto de Rá.

Sabemos também que de um deus veio a palavra "amém", que significa Amón. De Amón também é possível que tenham surgido as palavras: amor, amem, amar, amo, e ama. Lembrar que a palavra amo significa também mestre, dono, senhor. Daí que muito provavelmente surgiu o verbo amar, que significa dominar algo.

Vem agora a calhar citar Maquiavel: "É melhor ser temido que amado, mas nunca odiado" ("O príncipe”).

Ateu Poeta
17/03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário